Palestrantes

Adriana Braghetta

Graduada pela Universidade de São Paulo, onde também obteve seu doutoramento e mestrado.Especialização pela Fundação Getúlio Vargas.Co-coordena o grupo de Arbitragem no escritório. Possui 20 anos de experiência em disputas judiciais, arbitragem nacional e internacional, atuando como advogada e árbitra. Sua prática envolve questões civis, comerciais, empresariais em uma gama variada de indústrias (energia, construção, imobiliário, softwares, franquias, farmacêuticos, bancário, entre outras).

Alessandra Fachada Bonilha

Advogada e consultora nas  áreas de Governança Familiar e Corporativa. É Mediadora Privada e Judicial, especialista em gestão de conflitos. Co- Autora de 5 livros relacionados aos temas da Empresa Familiar e Gestão de Conflitos. Palestrante e diretora do Conima.

Ana Lucia Pereira

Advogada e árbitra. Bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie. Pós-Graduação em Arbitragem e Mediação e Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Secretária-Geral e Ex-presidente do CONIMA.

Ana Luiza Isoldi

Sócia da Algi Mediação, dedicando-se à consultoria e treinamentos em gestão de conflitos, com diferentes métodos, dentre os quais mediação, especialmente no âmbito cível e empresarial. Foi sócia da Defamília, onde ganhou experiência como consultora em governança familiar e gestão de conflitos para famílias empresárias, tema que explorou no mestrado e ainda atua na área. Em 1995, iniciou como conciliadora judicial. Desde 2004, atua como mediadora privada e participa de conferências, palestras, congressos, cursos e treinamentos em negociação, mediação e gestão de conflitos. Anteriormente, atuou no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, como estagiária, escrevente e assistente jurídico, onde trabalhou com diferentes matérias, tais como, direito público, penal, cível, comercial, família, acidentes do trabalho e infância e juventude, desde sempre interessada em ter uma visão multidisciplinar e sistêmica.

Andre Chateaubriand

Atua na área de Contencioso e Arbitragem, com foco em arbitragem nacional e internacional. Como especialista em Arbitragem, integrou, em 2013, a Comissão do Senado Federal para reforma da Lei de Arbitragem e elaboração de anteprojeto da Lei de Mediação. É coordenador da pós-graduação “Arbitragem Comercial e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos”, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), e professor da graduação em Direito pela mesma instituição. Atualmente é diretor do Comitê Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBAr) e sócio do escritório Mattos Filho. 

Antonio Luiz Sampaio Carvalho

Advogado e pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, de São Paulo, com atividade profissional concentrada em Direito Minerário e Direito Empresarial. Associado e membro das Comissões Jurídica e de Conduta do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, onde também foi Diretor Secretário (1999 até março/2002). Membro do Conselho Consultivo do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), onde foi Vice-presidente – 2012/2015, também foi Secretário Geral – de 2000 até 2011. Vice-Presidente do CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem, membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP, membro do CBAr – Comitê Brasileiro de Arbitragem e membro do Conselho Técnico da Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial da Bahia.

Augusto Barros de Figueiredo

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Master in Business Economics (MBE) pelo Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Direito Internacional Privado e Comércio Internacional pela Universidade de Paris 1 (Sobornne) e Mestre em Global Business Law pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris (Sciencie Po).

Carlos Forbes

É sócio de Forbes, Kozan e Gasparetti Advogados  

Após uma bem-sucedida participação na Diretoria do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr), obteve reconhecimento nacional e internacional atuando como advogado e árbitro em diversos procedimentos. 

Participa do International Council for Commercial Arbitration (ICCA) e da diretoria da International Federation of Commercial Arbitrations Institution (IFCAI).

Sempre assessorou empresas nacionais e estrangeiras em litígios nas áreas empresariais, de infraestrutura e regulatória. Forbes também advoga em conflitos societários e contratuais, principalmente nas questões de violação ou interpretação de contratos.

Atuou em várias operações de fusão e aquisição, incluindo privatizações de importantes empresas nacionais. Foi convidado a integrar o Conselho de Administração de empresas no setor de energia e telefonia.

Cada vez mais dedicado aos meios adequados de resolução de conflitos (ADR), completou recentemente qualificação perante o Dispute Resolution Board Foundation (DRBF) para participação em Comitês de Prevenção e Solução de Disputas. 

Christiana Beyrodt Cardoso

Mediadora e advogada no Contencioso Empresarial e Arbitragem. Formada pela PUC/SP, especializações em Processo Civil pela FADISP e Tributário pela PUC/ SP COGEAE. Community Manager na Mediação online – MOL é especialista na área empresarial, com 20 anos de experiência em escritórios como Deccache, Straube Advogados, empresas, como Sul América Seguro Saúde S/A e Startups como a MOL. Foi assessora jurídica da presidência do CAM – CCBC por 7 (sete) anos e consultora no CAMITAL. Co-autora da obra “Arbitragem Comercial- Princípios, Instituições e Procedimentos”, mediadora com capacitações pelo IMAB e Mediaras da Argentina. Membro da Comissão Especial de Mediação da OAB/SP.

Daniel Marques

Paixão por promover a relação entre filosofia, direito, empreendedorismo e novas tecnologias e como isso pode gerar ações positivas para a sociedade e a justiça.

Presidente da AB2L
(AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs – a primeira associação voltada a empresas de tecnologia jurídica. Com mais de 500 associados entre profissionais autônomos do direito, escritórios de advocacia e 150
Lawtechs)

Bacharelado em Antropologia Filosófica e Ética – Roma, Itália

Mestrado em filosofia da Ciência e da Cultura – em Roma, Itália 🇮🇹

MBA Science and Religion – Roma, Itália 🇮🇹

Course of Philosophy, Science and Religion – Cambridge – UK 🇬🇧

MBA em Gestão Empresarial pela FGV-RJ

Eterno estudante =)

Eduardo Gil

Fernanda Levy

Doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP. Mediadora privada certificada pelo ADR Group (Londres) e pelo International Mediation Institute (IMI). Sócia fundadora do Instituto D´accord. Cocoordenadora do curso de Mediação e gestão de conflitos Organizacionais da FGV-SP. Presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem- CONIMA.

Fernando Marcondes

Advogado especializado em Construção e Infraestrutura, sócio de L. O. Baptista Advogados, atua
também como membro de dispute board e árbitro. É representante do Brasil na Dispute Resolution Board Foundation,
vice-presidente do capítulo brasileiro do Club Espafíol dei Arbitraje, fundador, ex-presidente e conselheiro do Instituto
Brasileiro de Direito da Construção, membro da Society of Construction Law e do Chartered lnstitute of Arbitrators.
Autor de livros e artigos sobre os temas de Construção e Solução de Disputas.

Gilberto Zereu

Administrador – PUCRS 1972. Empresário no ramo da Construção Civil. Especialista, nos Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos (MESCs), capacitado pelo convênio BID/SEBRAE/CBMAE/CFA em 2004. Integrante do quadro de Mediadores e Árbitros da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE) e da Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CMA-CRA/RS) e atualmente Conselheiro. Consultor para processos administrativos e de solução de controvérsias societárias. Ex-Presidente do Conselho Gestor da CMA-CRA-RS, Ex-Superintendente para o Rio Grande do Sul do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA). Membro Comitê Técnico em Mediação e Arbitragem do CFA; Atual Coordenador Geral do “Programa Brasileiro de Boas Praticas em Mediação Conciliação e Arbitragem” (PARCONIMA).

Giordani Flenik

Mestre em Relações Internacionais pela Universidad de La Empresa, Montevidéu/Uruguai, Especialista em Mediação e Arbitragem, Graduada em Direito MG, Ex-presidente da FECEMA, Diretora de Comunicação do CONIMA, Diretora Jurídica da Conversatio Centro de Mediação de Joinville-SC, Conselheira da Subseção da OAB Joinville-SC, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Joinville-SC, Professora e Palestrante

Inez Balbino Peterlle

Graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes – Ipanema – RJ, Pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho – Cepad/Damásio, MBA em Direito Executivo Empresarial – IBMEC, Mediadora Judicial – Nupemec/Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e Mediadora pela Federal Mediation and Conciliation Service – USA, Negociadora pela Conflict Management and Negotiation – New York University. Advogada Sênior II do Departamento Jurídico/Sindical na Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo – CNC.

Jean François Teisseire


Sócio fundador de Pacheco Neto Sanden Teisseire Advogados. É francês e concluiu sua formação acadêmica na Universidade de Paris II – Assas. Está habilitado a exercer a profissão na França, em São Paulo e no Rio de Janeiro e tem assessorado clientes em transações internacionais entre Brasil e França por mais de 30 anos. É reconhecido como referência na sua área de atuação e na comunidade franco-brasileira. Sua atividade é focada especialmente em Direito Trabalhista, Direito Concorrencial, Fusões e Aquisições, Investimento Estrangeiro, e Mediação e Arbitragem. Ele é Secretário Geral da Diretoria da Câmara de Mediação e Arbitragem das Eurocâmaras (CAE), Presidente da Associação Brasileira de Advogados de Lingua Francesa, Diretor de Relações Internacionais do Conselho Nacional de Mediação e Arbitragem (CONIMA) e membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem e do Conselho de Administração da Câmaras de Comércio França – Brasil. Seu idioma nativo é o francês e é fluente em português e 

Joaquim Tavares de Paiva Muniz

Advogado, Mestre em direito pelas University of Chicago, Coordenador do Curso de Arbitragem da OAB RJ, Diretor de arbitragem do CBM. Presidente da Comissão de Arbitragem OAB RJ, Autor dos livros “Curso Básico de Arbitragem” e Arbitration Law of Brazil: Practice and Procedure”. Fellow do Charterede Institute of Arbitrators

Juliana Loss de Andrade

Gerente de Mediação e ADR na FGV. Mediadora e Designer de Sistemas de Solução de Disputas. Presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ. Coordenadora da Disciplina de Mediação e Arbitragem no LLM da FGV Direito Rio. Instrutora de Mediação pelo Conselho Nacional de Justiça. Especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Negociação e Mediacão pela Universidade Carlos III de Madrid. Mestre em Direito pela Universidade Carlos III de Madrid. Doutoranda em Direito pela Universidade Panthéon Sorbonne. Professora de Negociação, Mediação e Direito Empresarial na FGV EBAPE, LLM FGV Direito Rio.

Lisia Rodrigues

Juíza de Direito da 4º Vara de Jacarepaguá, Mestre em Direito privado pela Universidade Estácio de Sá, Coordenadora do CEJUSC Jacarepaguá, membro do Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos.

Marcelo Girade Corrêa

Sócio-Diretor da M9GC Treinamento e Consultoria em Resolução de Conflitos; Mediador Avançado ICFML; Membro-Fundador do ICFML – Brasil; Co-Fundador do Meeting Negociação – a maior competição Latino-Americana de Negociação; Instrutor de Mediação, Negociação e Resolução de Conflitos em diversas instituições públicas e privadas.

Renata Porto Adri

Mediadora formada pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Membro do Comitê Brasileiro de Arbitragem – CBAr e integrante do GEMEP. Analista Jurídica do Ministério Público Federal (desde 1996). Áreas de atuação tributária, patrimônio público, cidadania, eleitoral, consumidor, direito econômico e improbidade administrativa. Mestre e Doutora em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Coordenadora de Contratos e Licitações na Consultoria Jurídica do Ministério da Relações Exteriores (1997). Coordenadora Administrativa (2005-2009) do Curso

Ricardo Tadeu Dalmaso Marques

Dispute Resolution Head for Brazil | Gerente Jurídico Sênior at Mercado Livre Brasil. Mestre e doutorando em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP). In-house consel de empresa de tecnologia e ex-associado nos times de resolição de disputas de Pinheiro Neto Advogados e Skadden Arps Slate Meagher & Flom, LLP, Nova Iorque

Roberto Adam

Especialista no desenvolvimento de tecnologias para Conciliação, Mediação e Arbitragem, CEO da empresa Adam Tecnologia desde 2001, fornecedora para cerca de 500 câmaras privadas sediadas em 200 cidades de 26 estados em 2 países. Coordenador do Comitê de ODR (Online Dispute Resolution) e Superintende do Conima, Presidente da Fecema. www.adam.net.br/roberto-adam

Roberto Pasqualin

Advogado, sócio do escritório PLKC Advogados. Presidente do Comitê Gestor do Centro de Arbitragem da AMCHAM. Ex-presidente do CONIMA.

Rodrigo Garcia da Fonseca

Advogado. Sócio de Fonseca e Salles Lima Advogados Associados. 30 anos de atuação em resolução de disputas, com participação em mais de 150 arbitragens no Brasil e no exterior, sujeitas a diferentes regras, como advogado ou árbitro. Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ. Vice-Presidente do CAM-CCBC.

Rossana Fattori Linares

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de SBC, Pós-graduada em Direito do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, MBA pela FGV Strong, Especialista em Mediação e Arbitragem pela FGV-SP, Especialista em Mediação Empresarial pela GV-Law e atualmente Advogada e Diretora do Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista – IMAP.

Sandra Regina Garcia Olivan Bayer

Mediadora civil, empresarial e familiar certificada pelo ICFML, cadastrada no Conselho Nacional de Justiça e pós-graduada em Mediação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Integra o painel de diversas instituições de Mediação brasileiras. Doutoranda, mestre e graduada em Direito pela USP. Mestre pela Universidade de Roma II – “Tor Vergata”. Conselheira do FONAME (Fórum Nacional de Mediação), membro do CONIMA, GEMEP – CBAR e Ibdfam. Professora universitária de Direito de Família e Sucessões e de Mediação e Arbitragem do Complexo Universitário FMU. Instrutora em diversos Cursos de Capacitação de mediadores, certificada pelo Conselho Nacional de Justiça. Palestrante e autora de artigos sobre o tema.

Soraya Nunes

Advogada. Mestre em Direito pela UNICAP. Mediadora certificada pelo ICFML. Integrante da lista de mediadores da CAMARB, Câmara de Mediação e Arbitragem da OAB/PE e CAMES. Professora de negociação,  mediação e arbitragem. Diretora de Eventos do CONIMA.  Vice Presidente do ICFML. Coordenadora Executiva da CAMARB Recife.  Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB-PE. Coordenadora do Núcleo de Mediação da ESA-OAB/PE.  Coordenadora Regional do CBAr

Tania Almeida

Sócia fundadora do MEDIARE. Mestre em Mediação de Conflitos. Pós-graduada em Sociologia e Gestão Empresarial. Consultora do Setor de Mediação de Conflitos do Banco Mundial. Accredited Mediator do Centre for Effective Dispute Resolution – CEDR. Integrante do Painel de mediadores do IMI – International Mediation Institute e do CPR – International Institute for Conflict Prevention and Resolution. Mediador Avançado do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML. Mediadora-instrutora do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Diretora de Mediação do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem – CONIMA. Autora de Caixa de Ferramentas em Mediação. Coorganizadora da obra Mediação de Conflitos para iniciantes, praticantes e docentes